Indicadores

Indicadores financeiros

  • Indicadores de Liquidez: capacidade de cumprir obrigações a curto prazo;
  • Indicadores de Estrutura de Capital e Endividamento: nível de dívida a longo prazo utilizado para gerar lucro;
  • Indicadores de Lucratividade e Rentabilidade: mensuração do lucro da empresa em relação ao patrimônio;
  • Indicadores de Atividade: medem o período de conversão das contas em vendas ou entradas e saídas de caixa.
  • Margem líquida: determina o que restou das vendas após o desconto de todas as despesas, incluindo impostos.
  • Margem operacional: estabelece qual a porcentagem de cada real de venda restante após o desconto de todas as despesas operacionais (inclusive a diferença entre as receitas e despesas financeiras), com exceção do Imposto de Renda.
 

Indicadores de vendas

  • Custo de aquisição do cliente revela o valor que você investe para conquistar novos clientes para a sua empresa. É muito importante analisar o CAC, pois com ele você consegue saber exatamente o valor em dinheiro que você “gasta” com a prospecção até a aquisição de novos clientes.
  • Ticket médio: mostra o gasto médio por venda.
  • Taxa de conversão: obtida com base nas oportunidade geradas (propostas enviadas) e as que de fato converteram em vendas, desta forma, possibilita identificar a eficiência do seu time de vendas.
  • Churn Rate: mede a quantidade de Cancelamentos em determinado período, sobre o total de Clientes Ativos.
  • Lifetime value: quanto um cliente entrega de valor a sua empresa, ou seja, é quanto que você fatura com o cliente pelo tempo que ele permanecer em sua carteira
 

Indicadores de compras

  • Follow-up: informa se o fornecedor está entregando o material conforme acordado.
  • Lead time: mede o tempo médio gasto pelo comprador para criar um pedido de compra
  • Saving: calcula o percentual de cost avoidance que o comprador conseguiu
  • Días de pagamento: mede a média de días para pagamento negociadas com os fornecedores.